Dicas

Através desse quadro pretendemos prestar um serviço, divulgando temas técnicos ou conceituais sobre qualidade

Evolução da Qualidade
(uma breve introdução ao tema para os não especialistas no assunto)

A palavra Qualidade vem sendo amplamente citada: 

A Qualidade dos peixes... 

Qualidade de vida...

Filmes sem Qualidade...  

    Os Automóveis importados tem mais Qualidade...

          Construir relacionamentos de Qualidade... 

                                    Determinada Empresa tem ISO 9000.

           Qual é afinal o significado da palavra QUALIDADE ?

Dicionários mencionam: característica, atributo, virtude, mérito, etc.
O que se percebe é que tem havido uma amplificação
em seu sentido:

         Até pouco tempo atrás o seu significado estava relacionado com características de objetos ou coisas;

Controle de Qualidade era então o conjunto de ações destinadas a manter o controle sobre essas características físicas;

Inspeção de Qualidade era a separação de peças "boas" das peças "ruins"

Hoje, percebemos que o termo "Qualidade" vem sendo utilizado diretamente ligado à "Satisfação", ou seja, se algo satisfaz, tem qualidade;

Assim, como satisfação relaciona-se com prazer, contentamento, realização, agrado, ou seja sentimentos a conclusão hoje é que a

Qualidade é subjetiva.

(Aquilo que satisfaz uma pessoa pode não satisfazer a outra);

Dessa forma, é valida e atual a utilização desse conceito no seu sentido mais amplo:

       Relacionamentos de Qualidade...

           Qualidade do som....

               Qualidade literária de um autor....

                   Novelas de Qualidade..(Para o redator ou outra pessoa que emite a opinião)

                       Qualidade de um automóvel usado... (pode trazer mais     satisfação para o seu dono que um importado para outra pessoa)

Empresa de Qualidade, podemos dizer de uma empresa que satisfaz pessoas ?
Quem seriam as  pessoas que podem opinar, atribuir essa característica à uma empresa?

Clientes ?

Proprietários ?

Funcionários ?

Vizinhos ?

Comunidade ?

A qual dessas classes você pertence nas empresas que estão em seu círculo de visão ?

Elas satisfazem Você ?

Você as considera então empresas de "Qualidade" ?

Em realidade todos nos somos sempre membros de uma ou varias classes simultaneamente.

Vamos focar o caso da sua empresa, ou da empresa da qual você faz parte, seja ela do tamanho, idade ou ramo de atividade que for.

A pergunta é: O que cada um de nós como responsáveis pelas atividades dessa empresa pode fazer de maneira planejada e previamente decidida para que isso aconteça, ou seja

tornar a nossa empresa uma EMPRESA DE QUALIDADE,

ao menos caminhar nessa direção ?

O que sabemos é que existem diversas metodologias que podem ser utilizadas, e que como receitas de bolo bem aplicadas, tem provado dar certo em um grande número de empresas em todo mundo. Cada caso é um caso específico e que tem que ser tratado como tal.

Nossa próxima dica vai ajudar a sua empresa a aumentar o faturamento.

  • aguarde outra DICA

©2000 - Santos & Santos